Criada em 1979, a Incoveca surge no início, exclusivamente vocacionada para a indústria da construção civil e obras públicas, tendo no entanto rapidamente enveredado pelo sector transformador de rochas ornamentais, com a construção da sua primeira unidade fabril.
Desde o início, a empresa entendeu a importância da interacção entre os sectores extractivos e transformador, iniciando a prospecção, o licenciamento e a exploração de várias pedreiras de granito na região em que já se encontrava estabelecida.
A Incoveca foi evoluindo tecnologicamente, tendo ganho cotas de mercado em portugal e diversos outros países. entre 1993 e 1996, adquiriu, respectivamente, as unidades industriais do mundão e caparrosa, alargando desta forma a sua gama de produtos com a produção em série de plaquetas calibradas, rectificadas e biseladas a 1 cm de espessura, assim como com a produção de obra cortada à medida, tanto em granito, como mármores e calcários.
Deste modo, o crescimento estrutural da empresa culminou na formação do maior grupo português dedicado à extracção e transformação de rochas ornamentais.